quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Como não errar na maquiagem


1ª edição do Casa Cor Campinas ganhou texturas delicadas, pinceladas à mão firme por Marcos Costa, maquiador oficial da Natura, durante oficina de maquiagem. Bem-humorado como de costume, o goiano aproveitou o convite dos organizadores e a ocasião especial para dar dicas — práticas e didáticas — de looks para diferentes tipos e tons de pele. A plateia, maciçamente feminina, foi ao delírio quando Costa destacou que “não se transforma uma mulher. Valoriza-se a beleza dos traços com o make-up correto. E qual é o look perfeito? Aquele que melhor combina com a personalidade e o estilo de cada mulher. Hoje não existem mais amarras ou padrões a serem seguidos”. Para a sorte de um grupo seleto de consultoras, o bamba voltou a Campinas dia 23 (início da Primavera) para outra oficina, desta vez na Casa Natura, em evento fechado.
Na Casa Cor, Costa se valeu de toda expertise, conquistada ao longo dos anos na França, Estados Unidos e outros cantos do mundo, para traduzir as tendências que devem se imprimir nos rostos femininos brasileiros na nova estação. “A maioria das mulheres costuma usar batons cor de boca, mas seria ótimo se apostassem em cores fortes, contrastantes, sempre respeitando o equilíbrio com as sombras. O efeito é bem interessante”, diz o maquiador, que apostou nas cores laranja, pink, rosa, dourada e prata e as levou às passarelas em desfiles de grifes como Osklen, Lino Villaventura e Ronaldo Franga, na última edição da São Paulo Fashion Week. “Estou colorindo as mulheres. Adoro também a mistura do preto com cores frias”, pontua.
Prezando constantemente pelo equilíbrio e valendo-se da versátil linha Natura Aquarela, o maquiador destacou que o infalível lápis kajal — item indispensável na nécessaire de dez em cada dez mulheres — é usado incorretamente, na maioria das vezes. “O lápis diminui os olhos. Por isso, quem tem olhos pequenos deve contornar apenas a pálpebra superior. O efeito esfumado no canto externo pode servir como sombra e o acabamento deve ser feito com base corretiva”, aconselha.
Se a dúvida ainda é o que carregar na bolsa, o dilema é resolvido com uma tríade enxuta, que garante um look contemporâneo e clássico para qualquer ocasião: base, máscara para cílios e batom. Quanto às sombras, vale apostar no marrom-fosco. “É uma cor coringa, que combina com todos os tipos de pele e que misturada a cores como rosa e azul provoca um efeito lindo”, diz Costa.
Para ver a entrevista exclusiva com Marcos Costa feita pelo nosso blog, clique aqui.
PINCELADAS
Olhos caídos? Dê ênfase ao cantos externos. Cuidado com o excesso de pó na parte inferior dos olhos. Assim, as rugas são ressaltadas.
Rosa: cor fantástica para as peles amarelas, como das orientais. Como aplicar o blush? Dê um leve sorriso. Aplique o produto suavemente para que as maçãs do rosto se levantem, efeito que faz o rosto ’subir’.
Pela manhã o rosto está sempre mais viçoso. O doce da maquiagem é o blush: ele levanta qualquer rosto, mas deve ser usado sem exagero.
Como escolher a cor da base? Observe a cor do braço e do colo e escolha de uma cor semelhante.
Filtro solar: use todos os dias pela manhã. Aplique a base sempre com a ponta dos dedos.
Corretivo serve para iluminar as pálbebras e suavizar as olheiras. Use-o no fim da maquiagem e finalize com pó e blush.
Máscara de cílios: aplique sempre da raiz para a ponta dos cílios , com o pente levemente molhado.
Lápis: na dúvida, aplique só na parte superior dos olhos.
O rosto ganha realce com blush salmão, rosa e laranja. “Uma brincadeira interessante é batom laranja com blush rosa. Não vemos isso acontecer espontanemente, mas quando aplicamos essas cores nas clientes elas sempre adoram”, diz o maquiador Marcos Costa.
“Em todas as palestras que faço pelo Brasil, as mulheres sempre levantam dúvidas semelhantes. E todas se maquiam. Mas não existe maquiagem certa ou errada. Existe sim a maquiagem que combina com cada mulher, que traduz a personalidade”.
“O lugar em que mais vemos exageros é nos casamentos. As pessoas costumam errar nas escolhas. Se valorizar muito os olhos, seja gentil com a boca”.
Toques de mestre
Para as mulheres de pele média, depois da aplicação da base (de forma firme e ao mesmo tempo delicada, sem se espalhar o produto), vale a pena apostar em olhos bem definidos com lápis kajal, efeito esfumado (borrado) e acabamento com base corretiva, inclusive na parte superior da pálpebra para se criar o tão desejado efeito “iluminado”, que “levanta” o olhar. ‘Sombras claras e iluminadores são outras alternativas”, acrescenta Costa.
O maquiador considera também que todo rosto precisa do diálogo harmônico entre cores claras e escuras. “Mas se estiver abatida ou sem viço, prefira as cores escuras e lembre-se de que o preto camufla as imperfeições”. Mulheres de pele clara devem ter em mente que o uso do filtro solar é indispensável e que o duo de blush dourado com rosa claro é imbatível. “Para a boca, aposte em cores vibrantes e considere a possibilidade de contorná-la com pincel”.
As negras não só podem como devem abusar do “pretinho básico” (sombra preta passada com pincel de cerdas na parte móvel das pálpebras e esfumadas com pincel com espuma) e de sombras de cores como vinho, terracota, berinjela e afins.
Para disfarçar as olheiras, nada melhor que usar bases bronzeadoras. “A lógica é lembrar-se de que quando estamos cansados e tomamos sol as olheiras desaparecem”. Para atenuar ainda mais as olheiras, aplique corretivo rosado e finalize a base da maquiagem com pó de tonalidade média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário